Página oficial del Carnaval de Badajoz, Fiesta de interés turístico internacional

Museu do carnaval

O carnaval de Badajoz goza de uma implantação social extraordinária, que se explica pela solidariedade e impulso que surge do seio dos grupos, famílias e amigos.

O Museu do Carnaval de Badajoz é concebido como um museu vivo e dinâmico que mostra como os nossos carnavais são vividos e desfrutados. É um local onde Badajoz participa exibindo belos trajes, composições musicais, letras engenhosas e artefatos. Os efeitos da luz, do som e da atmosfera realçam e valorizam a herança carnavalesca. Um espaço moderno, atractivo e espectacular para a “memória colectiva” que se encontra num edifício histórico de Badajoz: La Poterna.

Museu do carnaval

Lobby: Bem-vindo

Contacto surpreendente e marcante, em que os visitantes podem “vestir-se” graças a silhuetas que reproduzem três trajes do carnaval de Badajoz que, através dos espelhos, devolvem as suas imagens transformadas.

Setor 0. Origem e evolução do Carnaval.

Este espaço mostra como o Carnaval tem sido vivido ao longo do tempo, sua evolução até a criação dos diferentes grupos e nosso representante Carnaval de Rua.

Setor 1: Crônica do último Carnaval.

Ao entrar na primeira sala de exposições temos a sensação de estar nas ruas de Badajoz participando no carnaval de Badajoz com as fantasias do ano passado. O som, a cor e o clima de carnaval vão chamar nossa atenção. É um espaço cenográfico e de projeção que mostra os momentos mais espetaculares e significativos da última edição do carnaval.

Esta é uma festa que invade as ruas de Badajoz todos os anos com os seus trajes, coreografias, murgas, comparsas, grupos menores e artefactos. Uma celebração em que tradição, diversão, zombaria, ironia e humor se misturam.

Setor 2: Carnaval o ano todo.

O segundo setor está distribuído em duas salas de exposição. A primeira leva-nos a um espaço de “oficina”, a um ambiente que evoca a actividade frenética mas alegre que envolve a confecção de fantasias, letras musicais e artefactos. Tecidos, botões, cola, plumas, chapéus, esboços, desenhos… compõem um ambiente cenográfico que se complementa com suportes gráficos e estações de áudio que permitem ouvir histórias dos homens carnavalescos.

A segunda sala evoca um espaço tranquilo onde são expostos acessórios, peças de fantasias, chapéus, instrumentos de percussão, etc. Nesta ocasião, você terá a oportunidade de conhecer os momentos, situações curiosas, atividades, eventos e festas que acontecem durante o carnaval e o resto do ano. As canções alegres, engraçadas, satíricas e zombeteiras dos murgas podem ser ouvidas por meio de dispositivos de áudio individuais.

O carnaval é um modo de vida e, como tal, marca a idiossincrasia e o ritmo da cidade. Ao longo do ano, os Badajoz trabalham com entusiasmo para que cada novo Carnaval supere o anterior.

Setor 3: Construindo a Memória do Carnaval.

Nesta sala está exposta uma seleção dos inúmeros trajes que foram usados ​​nas ruas de Badajoz nos últimos anos. A tarefa não foi fácil devido à sua alta qualidade. Os expostos aqui são uma representação digna do nosso Carnaval.

Este setor acontece nas duas últimas salas de exposição.

O primeiro é um espaço teatral e cenográfico muito potente em que a iluminação e uma série de efeitos especiais recriam um ambiente espectacular, que potencia a selecção dos melhores fatos que participaram no carnaval de Badajoz.

O segundo reúne uma coleção de Barbies e chapéus carnavalescos dos últimos anos. É apresentado um espaço educativo e de lazer dedicado aos mais pequenos, com ecrãs interactivos e máquinas dedicadas à aprendizagem dos diversos instrumentos utilizados pelos grupos carnavalescos.

Setor 4: Badajoz, cidade dos carnavais.

Para terminar, este espaço oferece-nos uma história gráfica dos carnavais de Badajoz, aproveitando os documentos históricos mais antigos e uma selecção de fotografias recolhidas nos diferentes grupos de carnavais e nos arquivos privados e públicos da cidade.

Mais informação

ENTRADA LIVRE
VISITAS GUIADAS GRATUITAS. INDIVÍDUOS E GRUPOS.

Transporte: Parada das linhas de ônibus: 1-3-5-6-7-8-8.1 y 9

Aviso:

O Museu do Carnaval está fechado e não pode ser visitado.

Telefone: 924 20 74 67
E-mail: museodelcarnaval@aytobadajoz.es
Endereço: Edifício da Poterna del Baluarte de Santiago Plaza de la Libertad, s / n. Badajoz

Siga-nos no FacebookInstagram y Twitter