Página oficial del Carnaval de Badajoz, Fiesta de interés turístico internacional

Edição 2020

Edição 2020O CARNAVAL DE BADAJOZ E SEUS CENÁRIOS

São muitos os cenários onde se realiza o Carnaval de Badajoz, tantos, que lhe conferem um significado geográfico universal – lembre-se dos vestígios que deixou em Espanha, Portugal, Europa e alguns países do resto do mundo-, socialmente – Você acabou de tem que ver o envolvimento comprometido de uma cidade e seu entorno em sua festa – e espiritualmente, porque, realmente, quem move o carnaval, quem move a festa, as pessoas que participam dela, quem nós visitamos, é a alma de cada indivíduo que imediatamente simpatiza com a alma de um partido que não deixa ninguém indiferente. É, portanto, a sua universalidade, a sua transcendência, a sua capacidade de socialização e a sua espiritualidade, a par da criatividade, engenhosidade, ritmo, disciplina, cor e empenho que permitem ao Carnaval de Badajoz ter um percurso de cenários onde a expressividade e a cumplicidade se unem os que se vestem e os que não, entre os que participam do epicentro da festa e os que fazem do perímetro, entre os que saem diariamente para viver a rua e os que, ficando em casa, também sabem como aproveitar.

Etapas para as murgas e comparsas, para os mais pequenos e mais velhos, etapas como San Juan ou San Francisco, San Fernando ou Ifeba, Santa Marina e todo o percurso que se inicia no Paseo Fluvial. Palcos para as velas e a Marimanta, para a proclamação e o enterro da sardinha, para a exposição e o concurso, para a diversão e o desafio de cada um, seja individual ou em grupo, para atingir a meta. Praças e ruas, bares e restaurantes, shopping centers, locais de ensaio, cidades que também participam, hotéis que hospedam quem nos visita, residências particulares que recebem amigos e familiares, em frente ao espelho, no cabeleireiro, na sala de maquiagem, numa oficina de costura, nas mãos do artesão de um estilista ou de uma costureira ou de um alfaiate, de quem cola penas e lantejoulas, de quem desenha coreografia, de quem faz música, de quem faz letras. Os palcos do Carnaval de Badajoz são aquelas geografias particulares onde todos contribuem para o Carnaval, onde eles e eles fazem a cidade através de uma festa única e surpreendente, onde ninguém fica de fora, onde todos são bem vindos, onde em cada etapa há uma surpresa e em cada cenário, cada um pode se tornar o protagonista.

Os cenários do Carnaval de Badajoz foram levantados e deslocados ao longo da história e a cidade soube adaptar-se às circunstâncias que a própria evolução da festa foi marcando. Uma festa que cresce em qualidade e quantidade, uma festa que não diminui porque é inspirada e baseada nos sentimentos dos badajozenses que amam as suas tradições e cumprem com devoção quase religiosa aquele calendário festivo que nos torna diferentes. Um calendário onde o Carnaval de Badajoz se tornou permanente porque temos uma festa tão esmagadoramente coletiva que, em Badajoz, e isso é para sempre, todo o ano é Carnaval. Porque seus palcos, os palcos da festa, são todos aqueles em que um punhado de carnavalescos se reúne para se divertir com uma fantasia, uma caixa ou uma turuta. Ou sem nada, porque a alma é o motor que carregamos dentro e o nosso Carnaval é muitas coisas, mas, mais do que tudo, uma festa com alma.

Interesse Turístico Nacional
21 a 25 de fevereiro de 2020

Francisco Javier Fragoso Martínez
Prefeito de badajoz

Mais informações sobre Site da Câmara Municipal de Badajoz.