Alma carnaval
Estamos em andamento por mais um ano. A cidade se prepara para receber o carnaval. Uma das nossas maiores festas. Uma das festas de Badajoz que reúne mais participação e que está mais profundamente enraizada na alma e no coração das gentes de Badajoz.
Filhos, pais e mães, famílias, alunos, amigos, os trajes fantasiados e trupes se preparam para dar cor e música e alegria e alma a uma festa que é de todos nós e que nos empolga e reúne, independentemente de nos vestirmos para cima ou não, se participamos de um concurso ou não, se vamos ou não para nos divertir. Porque é isso que o carnaval tem: liberdade. Liberdade para fazer o que quiser, incluindo vestir-se ou, se for o caso, desenhar seu traje. Badajoz, no Carnaval, é liberdade, é divertido, é surpresa, é espontaneidade, é dança e música e letra, é tambores, emoções e um ano de espera para subir ao palco, para fazer parte do desfile, consertar o artefato ou ocupar as ruas com o esforço e o entusiasmo de muitos, de todos. A cidade se prepara para abrir suas ruas para um novo carnaval, assim como no ano anterior, mas também diferente, novo, inesperado, a ser descoberto. Badajoz passa a ser sinónimo de participação, paixão, libertinagem, sinónimo de liberdade, uma liberdade que antes era um luxo, uma saudade e hoje faz parte das nossas vidas.
Grupos, artefatos diversos, comparsas e murgas tomam Badajoz, mas também os cidadãos anônimos, cada um de nós que ano após ano fazemos estes dias com as suas noites e mais do que nunca, as nossas ruas e praças da cidade, desfrutando delas, vivendo e sentindo-os num mar de fantasias, máscaras, música e tambores que ressoam nas noites de Badajoz.
Ao longo destas décadas, o povo de Badajoz, em conjunto, tem conseguido fazer do nosso Carnaval uma referência carnavalesca em Espanha e nos dois lados da Raya, declarado de Interesse Turístico Nacional e caracterizado por uma massiva participação popular, que vira as ruas da cidade na festa de todos, uma festa que as pessoas gostam ou não gostam, mas que não deixa ninguém indiferente, e disso todos devemos nos orgulhar. É a nossa marca própria que identifica Badajoz, porque tanto para apreciá-la como para criticá-la, revê-la, qualificá-la, melhorá-la ou renová-la, colocamos todos os nossos sentidos à sua disposição. Mas também conseguimos deixar uma marca de identidade para todos os que vêm à cidade, que se juntam a Badajoz e às suas ruas para se divertirem, para participarem deixando para trás o sentido do ridículo e recuperando o do divertimento para o divertimento, sem mais alvoroço.
É a magia do carnaval que permite por um tempo ser outros, ser um super-herói, um dançarino, um esquimó, recuperar nosso filho e fazer com que as crianças cresçam. Uma magia que deve perdurar, que não podemos perder e pela qual vale a pena continuar trabalhando. Feliz Carnaval a todos.
Francisco J. Fragoso Martínez
Prefeito de badajoz
Mais informações sobre Site da Câmara Municipal de Badajoz.