Carnaval para todos
Como todos os anos, enfrentamos o Carnaval conscientes da responsabilidade que todos nós temos (quero dizer, os cidadãos de Badajoz, mas também as instituições, empresas e grupos) por fazermos a festa mais importante da cidade, a primeira delas, a mais participativa e aquela que já faz parte da nossa identidade, se supera. O esforço não é fácil porque há quem saia na estrada cansado pela idade, por falta de vontade, entusiasmo, vontade, tempo ou recursos. Há também os que se reformam por considerarem que devem dar lugar a outras gerações mais novas ou a outras com ideias mais frescas. Quem faz isso acaba voltando para a festa. Porque o Carnaval, o Carnaval de Badajoz, tem isso: é uma festa que pode nos deixar derrotados, que nos pode abandonar à melancolia, à saudade de tempos melhores (normalmente acontece que os tempos passados são quase sempre melhores) mas, segundos depois (ou dias, ou semanas, mas não muito mais) nos enlouquece e nos entregamos a uma folia que não tem igual.
Todos os anos temos um complicado desafio: melhorar-nos como cidade na organização e celebração de uma festa que é uma identidade e uma bandeira mas, mais do que tudo, é a prova tangível de que Badajoz é uma cidade viva, dinâmica, aberta, cidade divertida e, de longe, muito, sagacidade. A engenhosidade, dedicação, esforço, de murgas e trupes, de indivíduos e grupos, de quase-profissionais e amadores inveterados, mesmo defensores ferrenhos e detratores teimosos. Todos, para o bem e para o mal, pertencem à festa tal como pertencem a Badajoz e todos, portanto, podem ser, de facto são, carnaval, (porque carnaval é tanto aquele que atua como aquele que desfila, aquele que veste aquele que participa sem participar, aquele que sonha com essas datas como aquele que não liga para as datas mas, no final das contas, acaba saindo e experimentando o carnaval) nome estranho lá fora mas comum em nosso ambiente que define o carnaval e o carnaval que não faz distinções, que recebe a todos, que são capazes de desenhar uma festa diferente no palco de nossa cidade, sair às ruas, vestir qualquer fantasia ou participar de uma festa. grupo em qualquer uma das manifestações que se organizam com tanto sucesso na cidade.
Todo mundo sabe que a murga e a trupe (anos atrás, também o coro), junto com o artefato e o espontâneo, são o motor da festa, que puxam o carro mas, junto com eles, toda uma cidade sabe valorizar seus esforço e participar ativamente do entusiasmo da comunidade. O bom da festa é uma mais-valia para Badajoz. E nesse objectivo de fazer do Carnaval de Badajoz um Carnaval maior, mais completo e mais necessário a cada ano, é esse o propósito, disse ele, somos todos, cabe a todos nós. Então, que seja mais um ano da cidade do Carnaval de Badajoz. Que a fantasia saia às ruas, que os dísticos ressoem nas esquinas e que os tambores nos mantenham acordados e vivos durante a festa.
Miguel A. Celdrán Matute
Prefeito de badajoz
Carnaval de Badajoz
De 12 a 16 de fevereiro de 2010
Museu do Carnaval
Aberto das 10.00h14.00 às XNUMXhXNUMX
e das 17.00h às 20.00h
Fechado domingo à tarde e segunda o dia todo
Mais informações na Site da Câmara Municipal de Badajoz.