HISTÓRIAS DE CARNAVAL
O Carnaval de Badajoz é a soma de todas as histórias de cada um dos Badajocenses que no passado ou no presente, mesmo no futuro, souberam viver, souberam contribuir para fazer uma festa que nos define como comunidade e nos projeta como uma cidade. Da antiguidade aos dias de hoje, a história de Badajoz também tem episódios carnavalescos. Esses carnavais passados que as crônicas descrevem, entre o proibido e o excesso, entre a graça e a crítica. Aquelas festas de outrora de máscaras e danças, de diversão e multidão, de loucura e libertinagem que foram marcando a história particular de uma festa que em Badajoz teve características próprias. Uma festa que sobreviveu ao tempo, espaço, modas e costumes. Uma festa que se consolidou no calendário das rotinas e tradições, das incontornáveis marcações e renovações permanentes. Um Festival que tem evoluído com o tempo sem deixar para trás as nuances que o motivam, as feridas, os vestígios, as luzes e sombras, a engenhosidade e o esforço, o entusiasmo e o amadurecimento que os acontecimentos de tamanha importância popular requerem e que o permitem. estar se transformando ano após ano em uma festa que não deixa ninguém indiferente.
Badajoz no Carnaval são suas murgas e comparsas, seus violões e tambores, suas lantejoulas e cores, seus diamantes e perucas, seus chapéus e fantasias, seus peidos e letras, suas coreografias e desfiles, suas apresentações no teatro ou na rua, seus bares, suas praças, seus bairros se doando, a sardinha e a proclamação, o menor e o mais antigo, os artefatos e as bandeiras, a memória de quem foi e reinventou a festa junto com quem a consolidou e enriqueceu, a televisão, a o rádio, os jornais, as revistas de cada grupo, os concursos, a tensão, os que vêm de fora, os que, sendo de fora, não vão embora na festa e, sobretudo, o espírito, a alma de uma festa capaz de se apaixonar Uma festa pensada exclusivamente para que ninguém se sinta mal. Uma festa de Badajoz que é Badajoz porque parte das suas raízes, das suas entranhas.
Chegando um novo carnaval, tudo preparado, todos apressados nos últimos ensaios, nas últimas costuras, devemos dar lugar ao esforço final: esses cinco dias de festa que também fazem a cidade.
Miguel A. Celdrán Matute
Prefeito de badajoz
Mais informações na Site da Câmara Municipal de Badajoz.